Museo della Pietá Mailand
O antigo mestre sob uma nova luz
Descrição do projeto
No Museo della Pietá de Milão caixas de pavimento completas UDHOME e calhas OKB da OBO garantem uma alimentação de corrente discreta e flexível em torno da última obra-prima de Miguel Ângelo.
A "Pietá Rondanini" é a última e incompleta obra de Miguel Ângelo. O mestre de 89 anos poucos dias antes da sua morte, em fevereiro de 1564, trabalhou na escultura que representa Jesus e Maria.
Nos últimos 60 anos, a afamada escultura tem estado exposta no Museu de Arte Antiga no Castello Sforzesco em Milão. Agora mudou-se para o recentemente criado Museo della Pietà, no "Hospital Espanhol" do Castello. O hospital foi construído no final do século XVI, na época de Miguel Ângelo. Os seus frescos e desenhos deste período foram preservados quase intactos até à atualidade. O novo museu é dedicado exclusivamente à última obra-prima de Miguel Ângelo. As salas de exposição foram concebidas pela conhecida designer e arquiteta Michele De Lucchi e destacam a Pietá na perfeição.
Informações gerais do edifício
O sistema calhas OKB, aberto ao nível do pavimento com escova, é adequado para a condução de cabos e a montagem protegida no piso de aparelhagens. No novo Museo della Pietá, as calhas estão instaladas ao longo das paredes. Uma tira de escova fecha a abertura da saída de cabos, que percorre todo o comprimento das calhas. A fim de permitir o acesso à corrente mais para o interior da sala, próximo da escultura, foram utilizadas as caixas compactas UDHOME no piso de parquet. As suas peças em aço inoxidável visíveis no revestimento do pavimento adaptam-se discretamente ao ambiente. O encaminhamento dos cabos para as caixas foi simplesmente implementado com tubos flexíveis.
Qual o motivo que levou o cliente a optar pela OBO?
Isto tornou possível instalar as caixas de pavimento em qualquer ponto do piso e a partir daí liga-las às calhas ao longo das paredes. Nesta combinação, os produtos da OBO foram capazes de cumprir todos os requisitos do planeamento e da criação do espaço histórico. O museu propicia agora aos seus visitantes uma vista desobstruída da Pietá Rondanini.
•Dono da obra: Câmara Municipal de Milão
•Planeamento: aMDL Architetto Michele De Lucchi Srl - Michele De Lucchi
•Instalação: E.T.I. di Muggiati Ivan e Sacchi Fabio S.R.L., Pavia, Itália
•Representante da OBO: Francesco Fiore, Rivoli (TO), Itália
•Sistemas da OBO: UDHOME, sistema de calhas OKB
Foram utilizadas soluções especiais?
Para implementar o novo design, sobretudo o extraordinário conceito de iluminação dos novos espaços de exposição, foi necessário não só um sistema de iluminação excecional, mas também soluções quase invisíveis e simultaneamente elegantes para a alimentação de corrente. Com a compacta caixa de pavimento completa UDHOME e uma solução especial da calha de chão OKB da OBO Bettermann, foi possível um encaminhamento discreto dos cabos. Acima de tudo, estes produtos tornaram possível a instalação de cabos de energia e de dados sem danificar as paredes emolduradas com frescos históricos.